A Polêmica da Uva Passa

A Polêmica da Uva Passa

Fim de ano é tempo de confraternização e comer pratos tradicionais, com muitas uvas passas. Porém, nem todos concordam com a última ressalva. A polêmica sobre o ingrediente sempre aparece nesta época do ano, e ficam ainda mais intensas com as ceias de Natal.

Mas afinal de contas, a uva passa pode ser considerada um bom alimento? Fato é que a uva traz uma série de benefícios, sendo uma fruta importante para quem não abre mão de uma alimentação saudável e equilibrada. As passas são ricas em carboidratos, fonte de energia para o nosso corpo. Vitaminas do complexo A e B, minerais como cálcio, ferro, potássio, Magnésio, zinco, antioxidantes e o resveratrol que, de acordo com pesquisas, ajudam a desacelerar o processo de envelhecimento e até mesmo previne o aparecimento de algumas doenças, como o câncer, Alzheimer, Parkinson e demência. Possuem ação anti-inflamatória pela presença de polifenois e fortalece o corpo pelo alto teor de arginina. As uvas passas auxiliam também no bom funcionamento intestinal, pelo alto teor de fibras, o que pode garantir a saciedade e induzir ao menor consumo de calorias, levando à perda de peso. Quanto à aceitabilidade das uvas passas, percebe-se que é mais aceita individualmente, do que misturada com outros alimentos. Isso vai depender do paladar de cada pessoa. Algumas não apresentam boa aceitabilidade na mistura de sabores doces e salgados, enquanto outras não têm problema algum. No mais, as uvas passas são alimentos nutritivos que valem à pena ser incluídas de alguma maneira na nossa alimentação. Lembrando que todos os alimentos, inclusive os saudáveis, devem ser consumidos com equilíbrio, sem excessos. As quantidades diárias podem variar de acordo com as necessidades individuais, mas, no geral, as uvas passas podem ser ingeridas diariamente, em pequenas quantidades, pelo menos, uma vez ao dia.

Carolina Zampieri, mãe de uma pequena de 6 anos, nutricionista, realiza atendimento personalizado em home care e consultório, aprimorada na elaboração de um plano nutricional que promova saúde, prevenindo doenças e, o mais importante, melhorando a qualidade de vida nas diversas fases da vida.

dezembro 31, 2016/ por / em,
Comentários

Comentários estão fechados.

Vem com a gente
Facebook Vem com a gente Vem com a gente