Amamentação Parte 3 – Empoderamento para amamentar e Relactação.

Amamentação Parte 3 – Empoderamento para amamentar e Relactação.

Estávamos com aproximadamente 5 meses de vida do Heitor, eu prestes a retornar ao trabalho, e eu não conseguia armazenar leite materno. Mas enfim surgiram algumas luzes no caminho e junto surgiu algumas anjas. Eu fui demitida do trabalho, mas já tinha uma babá para ficar com meu filho, então fui atrás de um serviço que eu pudesse ficar com Heitor pelo menos meio período. E enfim consegui, em uma empresa que tinha trabalhado 8 anos atrás. Nesta época fui em uma pediatra nova e continuávamos indo na Nananenê, pois a consultoria se estendia ao desenvolvimento do Heitor, além de vermos muitos cuidados além da amamentação. Como limpeza nasal, tipo de leite e muitas dicas para usar no dia a dia da minha vida materna e dos cuidados com meu filho. Quando fui na pediatra nova, em nossa segunda consulta, o Heitor começou a chorar e automaticamente peguei a mamadeira dele e já ia preparando a fórmula. Foi quando a pediatra me perguntou: você não conseguiu amamentar ele? E eu respondi: consegui, mas ele mama no peito e na mamadeira. Ela pediu para mim dar o peito ao invés da mamadeira. Eu achei muito mais prático e fiz logo… eu mamou direitinho… E ela me falou… Mãe quanto mais você der peito mais leite terá… tente diminuir estas mamadeiras pela metade, e vamos acompanhando o peso dele. Olha seu leite transbordando ai… nesta hora o Heitor já tinha mamado e adormecido no meu braço e o leite escorreu… Comecei a fazer imediatamente o que a doutora recomendou.

Cada dia dava mais o peito e menos a mamadeira… Como trabalhava no período vespertino, sempre dava mama para o Heitor em livre demanda de manhã e a noite. E a tarde tomava apenas uma mamadeira.  Junto com esta tática comecei a usar também a relactação, pois eu queria aumentar a minha produção de leite, desta forma toda noite colocava leite artificial na mamadeira e liguei meu bico através de uma sonda.

WhatsApp Image 2017-03-08 at 10.00.04

Acima Heitor mamando!

Abaixo alguns kits completos para relactação, que na época não encontrei aqui em Campo Grande-MS.

IMG-20141112-WA0041

IMG-20141112-WA0042

Então o Heitor começava a mamar somente leite materno e depois eu colocava a sonda, e ele sugava os dois ao mesmo tempo. E ao mesmo tempo que ele se alimentava com o LA ele também ajudava a estimular a produção de leite materno. No nosso caso usávamos sonda 4 mm que encontramos em lojas de materiais hospitalares. As sondas eram baratas, desta forma no começo eu sempre usava e descartava, mas como usei esta técnica até ele completar quase 1 ano, depois eu comecei a reutilizar as sondas… pois apesar de baratas utilizava diariamente… Mas siga isto como uma recomendação, o certo era usar e descartar!

No meu caso acredito que usamos a técnica com sucesso, pois com certeza vi que a produção do meu leite aumentou. Com a introdução alimentar tudo foi ficando mais leve, eu digo que senti um ciúmes muito forte do leite artificial, mas a introdução alimentar me deixou muito feliz… vi que ele estava se alimentando bem e continuava mamando… O Heitor continuou a mamar até 2 anos e 2 meses. Eu virei em outros post contar sobre o desmame e suas fases.

Daniela M. Pavão, mãe do Heitor, empresária, engenheira civil, admiradora do empreendedorismo materno, atualmente com os projetos digitais: Rede MaternaPortal Melhor Idade e Renovare Laudos Prediais. Além de estar em parceria junto ao projeto Rede MÃE Empreender focado em Campo Grande – MS.

agosto 5, 2017/ por / em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem com a gente
Facebook Vem com a gente Vem com a gente