Câimbras na gravidez

Câimbras na gravidez

Durante a gestação, é comum ocorrer aumento de peso. Com isso a futura mamãe terá que se adaptar a uma nova postura para conseguir equilibrar a sobrecarga adicional. Devido a esse esforço extra, há um desgaste físico maior, nesse período ocorre também uma perda significativa de cálcio, pois o bebê “rouba” da mãe para a formação dos seus ossos, pré dispondo as mamães a sentirem câimbras.

Câimbras são um dos problemas típicos da gravidez, que tendem a aparecer ou aumentar por volta do segundo ou terceiro trimestre, são desconfortáveis e doloridas, porém inofensivas ao bebê e geralmente ocorrem no período noturno.

A causa, além do peso que aumenta na gestação, é a falta de alguns nutrientes. Uma alimentação saudável para evitar esse desconforto é importante, assim como a prática de atividades físicas regulares próprias a essa fase. A gravidez provoca modificações fisiológicas no organismo materno, que geram necessidade aumentada de nutrientes essenciais. A falta de alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio podem causar as câimbras, além do excesso de fósforo junto com a desidratação.

É importante manter uma alimentação rica em cálcio, dessa forma a gestante estará repondo o cálcio “perdido” tão essencial à mamãe e ao bebê, por isso é importante consumir leite e seus derivados ao menos três vezes ao dia, algumas frutas são essenciais, pois são ricas em potássio e melhoram a circulação sanguínea, as mais indicadas são melancia, banana, melão, laranja, uva, amora, ameixa, framboesa e água de coco. A castanha-do-pará também é rica em nutrientes essenciais, apenas duas por dia são suficientes. Os vegetais verdes escuros como espinafre, rúcula e agrião são ótimas fontes de magnésio. Também é importante evitar o consumo de refrigerantes salgadinhos e produtos enlatados, uma vez que apresentam quantidades significativas de fósforo em sua composição e diminuem a concentração do cálcio, magnésio e potássio no organismo, facilitando o surgimento das câimbras.

Carolina Zampieri, mãe de uma pequena de 6 anos, nutricionista, realiza atendimento em Campo Grande/MS de forma personalizada em home care e/ou consultório, aprimorada na elaboração de um plano nutricional que promova saúde, prevenindo doenças e, o mais importante, melhorando a qualidade de vida nas diversas fases da vida.

janeiro 11, 2017/ por / em,
Comentários

Comentários estão fechados.

Vem com a gente
Facebook Vem com a gente Vem com a gente