Fisioterapia Obstétrica

Fisioterapia Obstétrica

A Fisioterapia Obstétrica é uma especialidade muito importante que atua durante a gestação, trabalho de parto e pós-parto para uma melhor qualidade de vida.  Durante a gestação auxilia na prevenção e tratamento de dores musculares e articulares, na melhora da postura e da circulação sanguínea.

Para as gestantes que se interessam pelo parto normal são realizados exercícios de preparação para o parto, mobilização pélvica e orientações para o trabalho de parto. Para as gestantes que não optarem ou por algum motivo não possa realizar o parto normal, também é realizado um trabalho de fortalecimento da musculatura do períneo, que é um grupo de músculos bastante sobrecarregados durante a gestação. Algumas técnicas são utilizadas dentro da Fisioterapia Obstétrica, dentre elas: Cinesioterapia, Pilates, Crioterapia, Utilização de calor, Terapia Manual, Massoterapia, Bandagem Terapêutica, Drenagem Linfática, entre outras.

Durante o Trabalho de parto são realizados exercícios e posturas que auxiliam na dilatação do colo uterino, técnicas de massagens para relaxamento, uso de água quente, eletroestimulação para redução da dor e exercícios respiratórios, também são realizados procedimentos como ausculta do batimento cardíaco fetal e aferição de pressão arterial se necessário.

No pós-parto são realizados exercícios e técnicas para tratar dores, reduzir inchaços, tensões e reabilitar músculos, fazendo com que o corpo volte para o estado não gravídico mais rapidamente.

No pós-parto de gestantes de alto risco a fisioterapia é indicada ainda na maternidade/hospital.

Se você é de Campo Grande/MS, agende uma aula experimental e conheça as técnicas utilizadas dentro da Fisioterapia Obstétrica.

Giselle Venciguerra Fernandes, mãe de uma menina, Fisioterapeuta com especialização em Saúde da Mulher, atua na área de Obstetrícia. Possui formação em doula e a21tualmente é responsável pelo curso de gestante da unimed CG, e atua em consultório realizando: preparação para o parto, aula de parto, pilates para gestante e pós-parto, fisioterapia para dor, massoterapia e drenagem linfática em gestantes. Acompanha partos de gestantes de alto risco, onde realiza fisioterapia no pós-parto e procedimento para prevenção de trombose.

dezembro 22, 2016/ por / em, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem com a gente
Facebook Vem com a gente Vem com a gente